Gerente do Judô destaca apoio das Forças Armadas aos atletas brasileiros

De: rio2011.mil.br

De um total de 45 medalhas obtidas pelo Brasil em mundiais militares da modalidade, 39 foram conquistadas a partir de 1989, ano em que o Cel Moraes, atual gerente de competição do Comitê de Planejamento Operacional dos 5º Jogos Mundiais Militares, iniciou um trabalho de integração de judocas civis às Forças Armadas.  Ex-atleta, ele foi técnico da equipe militar de judô de 89 a 97 e destacou a importância do apoio da instituição ao esporte.

“Sempre acreditamos nas Forças Armadas apoiando o esporte nacional, em sermos beneficiados pelo desempenho dos atletas e beneficiá-los por recursos que podemos oferecer. Pesquisei o modelo adotado por Itália, França e Alemanha, para ajudar a construir um modelo brasileiro de apoio ao esporte”, disse ele.

O Cel Moraes foi chefe de equipe de 98 até 2001. Na sequência tornou-se membro do comitê técnico do Conselho Internacional do Esporte Militar (CISM), de 2002 a 2007. O último mundial militar de judô foi realizado em 2007, em função da crise econômica mundial.

Entre os atletas incorporados às Forças Armadas no final da década de 80, um dos destaques foi o Ten Wágner Castropil, dono da segunda medalha de ouro do judô brasileiro em mundiais militares e um bronze, em 94. O primeiro ouro brasileiro do judô em Mundiais Militares foi do Sd Arnaldo Menani, em 1974, primeira vez que o país disputou a competição. O Sd Henrique Guimarães também fez história, com dois bronzes em competições globais, um no Mundial Militar de 94 e outro nas Olimpíadas de Atlanta em 96.

Existem outros nomes como do atual técnico da equipe masculina de judô, o Sd Mário Sabino (bi-campeão mundial militar, 2000 e 2001), do Sd Sebastian Pereira (bronze no mundial militar de 97 e ouro em 2000) e do Sd Fúlvio Myata, dono do maior número de medalhas em mundiais militares. Ele foi bronze em 97, 99 e 2000 e prata em 2002.

Explore posts in the same categories: Jogos Mundiais Militares, Judô, Rio 2011

Tags: , , , , ,

You can comment below, or link to this permanent URL from your own site.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: