O esporte pode ajudar?

 

O esporte pode mudar completamente o futuro de uma criança

No meio da aula, entre uma lição e outra, ouvem-se disparos. Alunos correm, professores não sabem o que fazer, todos atiram-se ao chão. Enquanto isso, na sala ao lado, pessoas sem a mesma sorte são baleadas. Um psicopata está a solta nos corredores da escola, atentando contra crianças e fazendo mais vítimas a cada sala de aula por onde passa, até que a polícia consegue neutralizá-lo, impedindo que a cena torne-se ainda mais aterrorizante. Um duro golpe, uma dor irremediável para os pais que perderam seus filhos, no mesmo local onde sonhavam construir um futuro melhor. E nós que assistimos a tudo isso, o que podemos fazer?

Não é fácil confortar os pais das 11 crianças mortas (07/04/2011 até as 15h20). Mas é possível, sim, ajudar psicologicamente àqueles que sobreviveram, com ferimentos no corpo e na mente. O esporte é um dos meios mais agregadores de alegria e qualidade de vida para os que se envolvem com sua prática. Aquelas  crianças vão demorar para esquecer as cenas que presenciaram, então, precisamos transformar o ambiente delas, para que ao lembrarem da escola, não pensem em sangue, mas em vida.

Ainda que de maneira preliminar, convido a todos os que trabalham com esportes, seja jornalista, educador físico, atleta amador, profissional ou entusiasta, para que possamos desenvolver ações nesse sentido. Não somente na Escola Municipal Tarso da Silveira, mas em outras também, de maneira preventiva. O assassino, Wellington Menezes de Oliveira, de apeas 23 anos, foi aluno daquela escola. E se tivesse aprendido os valores ensinados no esporte, provavelmente a chance de cometer um delito dessa natureza seria menor, além da importantíssima transformação psicológica que o esporte proporciona. Não creio na utopia de que essas ações transformariam 100% da sociedade, mas estou certo de que a contribuição seria um grande passo.

Então, abrindo o Janela Olímpica para que possamos discutir projetos assim, deixo aberta a pergunta do título: o esporte pode ajudar?

Explore posts in the same categories: Janela Olímpica, Opinião

Tags: , , , ,

You can comment below, or link to this permanent URL from your own site.

One Comment em “O esporte pode ajudar?”

  1. Rodrigo de Oliveira Says:

    Infelizmente, hoje vivenciei a dor do bairro de Realengo, eu estava trabalhando lá. Vi pessoas apavoradas e chocadas com essa tragédia.
    Educação de qualidade e com certeza, o esporte, podem mudar o futuro dessas pobres crianças, e amenizar os graves problemas psicológicos que estão por vir.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: