Tecnologia ecologicamente correta no pentatlo moderno

Ganho de velocidade no evento combinado. Essa é a grande vantagem do uso da pistola a laser nas provas de Tiro Esportivo no Pentatlo Moderno. A novidade está sendo testada para substituir as tradicionais pistolas de ar comprimido usadas na modalidade. Na prova, o atleta corre três mil metros, intercalando uma série de cinco tiros a cada mil percorridos. Como não é preciso carregar a arma a cada disparo, o tempo da série é diminuído de 17 para 10 segundos. Esgrima, Natação e Hipismo completam a sequência do esporte.

Aprovado em congresso pela União Internacional de Pentatlo Moderno (UIPM), as pistolas a laser estrearam em um evento esportivo mundial nos Jogos Olímpicos da Juventude de Cingapura, realizado em agosto do ano passado. Foi a primeira vez em 98 anos de história do Pentatlo Moderno que a tecnologia laser foi oficialmente homologada para ser usada em uma competição olímpica.

“Eu estava lá em Cingapura e gostei da novidade. Não ter que carregar a pistola com o chumbinho é um atrativo e tanto. Muitos atletas do circuito mundial estão receosos, principalmente porque ainda não tivemos provas oficiais com chuva para que se possa sentir a confiabilidade do laser em situações de tempo fechado”, conta William Muinhos, pentatleta revelado no projeto Pentajovem-RJ da Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno (CBPM).

Muinhos voltou a ter contato com a novidade na primeira etapa da Copa do Mundo deste ano, realizada em fevereiro em Palm Springs (Califórnia). Na ocasião, os outros atletas da delegação brasileira que estiveram nos Estados Unidos fizeram sua estreia com o novo equipamento em uma competição oficial. A novidade deve continuar sendo usada nas próximas etapas do torneio em Sardenha (Itália), Budapeste (Hungria), Chengdu (China) e na final em Londres (Inglaterra).

Ecologicamente correta

À primeira vista, a nova tecnologia mantém o alvo de papel ou o eletrônico tradicional, preservando as medidas impostas pela UIPM. A diferença é que, ao invés de disparar chumbinho no momento do tiro, a pistola emite um feixe de luz, acionando a luminosidade de acerto ou erro no alvo. Sua adesão não foi apenas por questões de segurança, mas também para eliminar o impacto ambiental causado pelos projéteis de chumbo empregados nas armas convencionais de ar comprimido.

Para Helio Meirelles, presidente da CBPM, a mudança representa mais: uma resposta ágil e inteligente da União Internacional às exigências do Comitê Olímpico Internacional (COI) para que as modalidades incrementem, o mais rápido possível, o conteúdo tecnológico nas competições, tornando-as mais funcionais para os atletas e mais atrativas para o público.

“O Pentatlo chegará a Londres com uma roupagem bem mais moderna. A utilização da pistola a laser vai demonstrar ao público que a prova, além de ter alcançado um nível de excelência em termos de tecnologia, tornou-se mais dinâmica, pois o pentatleta não será mais “punido” pelos segundos que perdia carregando a arma. O desempenho dele na exibição de tiro, passa a ser integralmente técnica, oferecendo maiores oportunidades de sucesso aos melhores atiradores”, garante Helio.

O novo armanento é mais barato e idêntico ao original em termos de peso e empunhadura. A diferença mais flagrante entre as tecnologias antiga e nova é que agora a pistola tem um compartimento para carregar as duas pilhas que alimentam eletricamente o apetrecho. Outra discrepância menos notável é a do calibre. A arma convencional dispara projéteis de 4,5 mm, ao passo que o raio laser padrão tem calibre de 5 mm, medida que precisa ser verificada antes e depois de cada competição, para evitar o efeito de espalhamento/alargamento do raio de luz laser.

“Essas mudanças vão proporcionar uma dinamização quando se tratar da disseminação do Pentatlo Moderno entre crianças e jovens. Principalmente porque a tecnologia selecionada garante a emissão de um feixe de laser em frequências inofensivas ao ser humano. O uso amigável do laser abre uma perspectiva valiosa em termos de adesão de novos atletas, agora muito mais excitante”, acrescenta Helio.

A organização dos V Jogos Mundiais Militares já divulgou que a nova pistola vai ser usada nas competições em julho no Rio.


Explore posts in the same categories: Pentatlo Moderno

Tags: , , ,

You can comment below, or link to this permanent URL from your own site.

3 Comentários em “Tecnologia ecologicamente correta no pentatlo moderno”


  1. Amigos, gratos pela divulgação de nosso material. Só gostaria de sugerir para que fosse pego o texto que está no nosso site (http://migre.me/48Hol). É que fizemos pequenas correções ortográficas e esse material está mais atualizado… abraços


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: