Garotada que trabalha como gente grande

O basquete brasileiro já começa a pensar no futuro, e adota uma estratégia que deveria servir de exemplo para as outras modalidades. Os jovens talentos, que já tiveram um 2010 bastante movimentado, terão ainda mais trabalho em 2011, principalmente pela classificação das equipes nacionais de base para importantes competições internacionais. Após planejamento feito pelo departamento técnico da Confederação Brasileira de Basketball (CBB), ficou definido que os atletas vão treinar e jogar 130% a mais em relação ao ano passado.

Em 2010, as seleções masculinas tiveram 166 dias de treinamento com 37 amistosos e 19 jogos oficiais. As equipes femininas ficaram concentradas por 154 dias com 24 amistosos e 15 partidas em Campeonatos. Para 2011, o período de treinamento subirá para 369 dias e 73 amistosos para preparar as equipes masculinas para os 29 jogos. No feminino serão 369 dias de treinos com 68 amistosos, visando às 27 partidas internacionais. Os números mostram dados de todas as categorias masculinas e femininas.

— Aumentamos o tempo de treinamento e o número de amistosos de 2009 para 2010 e procuramos melhorar ainda mais o planejamento para este ano, que teremos competições importantes como os Mundiais Sub-19 e os Pré-Mundiais Sub-16, além dos Campeonatos Sul-Americanos. Não estamos preocupados com resultados nos amistosos, mas sim com a qualidade do adversário. Buscamos seleções dos continentes americano, europeu e asiático para dar bagagem internacional aos atletas. Dependemos apenas de algumas confirmações para fechar o calendário de jogos e torneios das seleções — comentou André Alves, diretor técnico da CBB.

A seleção masculina sub-19 vai participar de um período de treinamento nos Estados Unidos e torneios na Argentina e na Europa. Antes do Mundial da Lituânia, os meninos terão mais uma série de amistosos pela frente na Europa. A feminina viajará para o Chile para um torneio e depois vai treinar nos Estados Unidos e disputar um torneio na França. As jogadoras terão uma fase de treinos na Europa e ainda participarão de alguns amistosos antes da estreia no Mundial do Chile.

As jogadoras da sub-17 vão treinar nos Estados Unidos e, antes do Sul-Americano, vão jogar um torneio em Pasto, na Colômbia. O time masculino viaja para a Argentina e Estados Unidos.

A seleção sub-16 feminina terá um período de treinamento nos Estados Unidos e um torneio no México. Os meninos, além dos treinos em solo americano, vão disputar jogos na Argentina e no México. As equipes sub-15 masculina e feminina vão participar de torneios preparatórios para o Campeonato Sul-Americano.

Veja abaixo um gráfico, comparando as atividades das seleções em 2010 e o previsto para 2011:

Explore posts in the same categories: Basquete, Categorias de Base

Tags:

You can comment below, or link to this permanent URL from your own site.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: