Fim da temporada. Tempo de oportunidades?

Com a festa da premiação dos melhores do Campeonato Brasileiro de 2010, na última segunda-feira, no Rio de Janeiro, encerrou-se a principal competição esportiva do país. O futebol do Brasil volta somente no ano que vem, e chegamos ao momento em que a mídia esportiva se enche de notícias baseadas em especulações sobre as movimentações do “mercado da bola”.

Para aqueles que estão estranhando o assunto: não, o Janela Olímpica não mudou o foco. O nosso objetivo continua sendo o esporte olímpico, e é exatamente por isso que aproveitamos a deixa do esporte mais popular do país estar em recesso, para sugerir um enriquecimento no conteúdo do noticiário esportivo.

O espaço deixado pelo Brasileirão pode ser substituído por reportagens sobre esportes olímpicos, esses mesmos, outrora chamados de “esporte amador” pela mídia e pelos clubes. Mas onde está o amadorismo? Estaria em quem acorda cedo, treina, concentra, viaja e se emociona ao ver a bandeira do Brasil ser hasteada no lugar mais alto ao som do Hino Nacional? Ou naqueles que, no final do ano, desengavetam matérias montadas e editam seus sonolentos programas de “fim de festa”?

Os profissionais do jornalismo esportivo deixam a desejar. Mas, na realidade, falta também um trabalho das assessorias de imprensa das confederações e federações desses esportes, que, já cientes dessa brecha que se abre na mídia, poderia programar eventos para esse período. Os mesmos, ganhariam espaço, ajudando a agregar popularidade às modalidades.

É importante que todos os envolvidos com esportes olímpicos estejam atentos. 2016 está chegando. Estamos quase em 2011. Faltarão apenas cinco anos, e acreditem, passam muito rapidamente. Para um evento ter sucesso, precisa ter apelo popular. E já passou da hora de popularizarmos as Olimpíadas no Brasil.

Explore posts in the same categories: Campeonatos Nacionais, Gestão Esportiva, Janela Olímpica, Jogos Olímpicos, Opinião, Rio 2016

Tags: , ,

You can comment below, or link to this permanent URL from your own site.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: