Time Brasil encerra campanha em Medellín 2010 com um total de 355 medalhas

O Time Brasil encerrou a disputa dos IX Jogos Sul-americanos Medellín 2010 com um total 355 medalhas, sendo 133 de ouro, 119 de prata e 113 de bronze. O resultado deu ao país a segunda colocação geral, atrás apenas da Colômbia, dona da casa, que obteve um total de 372 medalhas (144 de ouro, 124 de prata e 104 de bronze). Em terceiro lugar ficou a Venezuela com 263 medalhas (89 de ouro, 77 de prata e 97 de bronze). Primeira colocada em 2006, a Argentina ficou na quarta colocação, com 237 medalhas (54 de ouro, 76 de prata e 107 de bronze).

O Brasil participou de 37 modalidades do programa dos Jogos, ficando ausente no beisebol, hipismo, futebol, patinação velocidade e softbol. Para o Chefe de Missão do Brasil, Bernard Rajzman, o objetivo em Medellín foi cumprido. “Os Jogos Sul-americanos são para o Brasil o primeiro teste na preparação para os Jogos Pan-americanos e os Jogos Olímpicos. Estes Jogos serviram especialmente para dar experiência a jovens atletas e permitir ao COB e às Confederações Brasileiras avaliar e, sendo o caso, corrigir o planejamento visando ao Pan de Guadalajara 2011 e a Londres 2012”, explicou Bernard.

O Chefe da Missão Brasileira ressaltou que o segundo lugar no quadro geral de medalhas faz parte de uma lógica dos Jogos Sul-americanos. “Normalmente o país anfitrião disputa todas as modalidades do programa e tem mais atletas inscritos do que os outros países. Naturalmente isso permite maiores chances de conquistas de medalhas”, afirmou.

Como exemplo disso, em 2002 o Brasil venceu os Jogos Sul-americanos, que foram organizados nas cidades do Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba e Belém. Na ocasião os brasileiros encerraram os Jogos na primeira colocação com um total de 329 medalhas (146 de ouro, 94 de prata e 89 de bronze). Em 2006, em Buenos Aires e Mar Del Plata, a Argentina ficou com a primeira colocação nas medalhas de ouro, com 107 conquistas, além de 96 de prata e 89 de bronze, com um total de 292. O Brasil ficou em segundo lugar nas medalhas de ouro (97), porém teve mais medalhas no total (304). Agora, em Medellín, a Colômbia fez valer a condição de disputar os Jogos em casa e conquistou o primeiro lugar geral pela primeira vez.

Medellín 2010 entra para a história dos Jogos Sul-americanos pelo excelente nível de organização e das instalações esportivas, de padrão pan-americano, pelos legados sociais deixados para a cidade e pela elevação do patamar de organização do evento. Durante os 14 dias de competição, os Jogos reuniram o recorde de 3.637 atletas dos 15 países filiados à Organização Desportiva Sul-americana – ODESUR. A edição de 2014 está prevista para acontecer em Santiago, no Chile.

Fonte: COB

Explore posts in the same categories: Geral, Jogos Sul-americanos, Medellín 2010

Tags: ,

You can comment below, or link to this permanent URL from your own site.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: