Um “estágio” para as próximas Olimpíadas

Começou nesta sexta-feira a nona edição dos Jogos Sul-americanos, em Medellín, na Colômbia. Visando bons resultados nos Jogos Pan-americanos de 2011 (Guadalajara-MEX) e Olímpicos de 2012 (Londres-ING), o Brasil está sendo representado por 562 atletas na competição mais importante do ano. Ao todo, incluindo os oficiais, membros de comissões técnicas, médicos, massagistas e fisioterapeutas, o COB conta com cerca de 700 pessoas. Os brasileiros disputarão 37 modalidades. Não há representantes somente no beisebol, hipismo, futebol, patinação velocidade e softbol.

Além das modalidades olímpicas, os IX Jogos Sul-americanos contam com outras seis, que já fizeram ou fazem parte do programa pan-americano: beisebol, boliche, futsal, karatê, softbol e squash. Em Medellín, as delegações brasileiras estão na Vila Sul-americana, instalação especialmente construída para o evento. Esta é a primeira vez que uma Vila é construída exclusivamente para a competição.

Entre os atletas brasileiros na Colômbia, estão alguns destaques do esporte nacional e mundial, como o mesatenista Hugo Hoyama, o ginasta Diego Hypólito, a saltadora Juliana Veloso e o jogador de futsal Falcão. Os Jogos são também uma oportunidade para jovens promessas do voleibol, do vôlei de praia e do basquete, que representarão o país nestas motalidades para que adquiram experiência internacional. Grande parte das modalidades, porém, enviará à Colômbia seus principais atletas, que competirão em busca da manutenção da hegemonia continental.

Na penúltima edição do evento, realizada no Brasil, em 2002, a equipe brasileira liderou o quadro de medalhas. Nos Jogos de 2006, em Buenos Aires e Mar Del Plata, o Brasil ficou em primeiro lugar no quadro geral (304 contra 292 da Argentina), porém os argentinos obtiveram mais medalhas de ouro (107 contra 97 do Brasil). Em Medellín, brasileiros e argentinos têm ainda a ameaça da Colômbia, que há quatro anos se prepara para a disputa do evento. Para o Brasil, além de uma oportunidade de retomar a hegemonia, os Jogos Sul-americanos servem como importante parâmetro para a preparação dos atletas para os Jogos Pan-americanos Guadalajara 2011 e para os Jogos Olímpicos Londres 2012.

Os Jogos Sul-americanos classificam algumas modalidades para os Jogos Pan-americanos de Guadalajara 2011, no México, como por exemplo o basquete e o handebol. Ao todo são 46 locais de competição. A previsão é de que cerca de cinco mil atletas e oficiais de 15 países participem dos Jogos.

Explore posts in the same categories: Geral, Guadalajara 2011, Jogos Olímpicos, Jogos Pan-Americanos, Jogos Sul-americanos, Londres 2012, Medellín 2010

Tags: , , , , , , , ,

You can comment below, or link to this permanent URL from your own site.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: